Feedback pedagógico

 

O feedback pedagógico tem como meta o desenvolvimento das competências motoras, da autonomia e responsabilidade e ainda promoção da participação activa e o gosto pelo desporto e prática desportiva.

O feedback é uma tarefa importante e só poderá ter o objectivo que desejamos, com o conhecimento dos resultados desta tarefa, caso contrário terá um efeito negativo no desenvolvimento do atleta.

O feedback tem as seguintes dimensões: Dimensão de conteúdo; dimensão de valor; dimensão de objectivo; dimensão de forma; dimensão de direcção.

 

Dimensão de conteúdo – Diz respeito á especificidade e ou a uma componente da actividade a que o professor/treinador interage. Na dimensão de conteúdo insere-se o feedback específico global, o específico focado e o não específico.

  • Feedback específico global: “Conseguiram melhorar no andebol.”
  • Feedback específico focado: “O remate no andebol melhorou muito.”
  • Feedback não específico: “Têm de chegar mais cedo.”

 

Dimensão de Valor – Correcção técnica e científica da informação dada, tendo em conta o desempenho do aluno. A dimensão de valor apresenta dois feedbacks o apropriado e o inapropriado.

  • Feedback apropriado: “O passe foi bom, colocaste bem a bola no avançado.”
  • Feedback inapropriado: “O passe foi mau, a bola nem perto do avançado passou.”

 

Dimensão de objectivo – Diz o propósito do professor/treinador dar o feedback. E está dividido da seguinte forma, feedback descritivo simples, descritivo explicado, prescritivo simples, prescritivo justificado e interrogativo.

  • Feedback avaliativo aprovativo: “Tens uma boa técnica de passe”
  • Feedback avaliativo desaprovativo: “Quando rematas só fazes “roscas”.”
  • Feedback descritivo simples: “Fizeste os sprints, agora alonga.”
  • Feedback descritivo explicado: “Foste rápido demais, assim o remate saiu-te frouxo porque nem tiveste tempo de te enquadrares com a baliza.”
  • Feedback prescritivo simples: (no remate de voleibol), “deves fazer um compasso de espera.
  • Feedback prescritivo justificado: “deves fazer um compasso de espera para teres o momento exacto para bateres na bola e conseguires uma boa finalização.”
  • Feedback interrogativo: “O remate passou por cima, o que é que fez isso acontecer?”

 

Dimensão de Forma – A forma como o treinador/professor faz passar a informação.

  • Feedback verbal.
  • Feedback Visual.
  • Feedback táctil.
  • Feedback audiovisual.
  • Feedback audio-táctil.

 

Dimensão de direcção – A quem o treinador/professor de dirige.

  • Feedback individual.
  • Feedback grupo.
  • Feedback colectivo.