Intervenções Pedagógicas
As intervenções pedagógicas têm a seguinte dimensão:
- Instrução;
- Organização/Gestão;
- Clima;
- Disciplina.
No que diz respeito á instrução, esta, está dividida em três partes que são, a informação inicial, instrução e a conclusão.
Na informação inicial o professor passa aos alunos uma clara informação dos objectivos, das situações de aprendizagem e da estrutura e organização da aula. Tem como princípios fundamentais a aula começar á hora exacta, os alunos saberem antecipadamente o local da aula, verificação rápida de presenças e transmitir a informação gastando o mínimo tempo possível.
Na instrução o professor passa as informações aos alunos das matérias de ensino, tendo em conta as referências dos objectivos de aprendizagem, fomenta a comunicação de modo a promover uma actividade cognitiva adequada e significativa nos alunos e por último o professor utiliza meios de comunicação que ajude os alunos a acompanhar, compreender e assimilar a mensagem.
Os princípios fundamentais da instrução são os seguintes:
- Garantir a qualidade da instrução;
- Diminuir o tempo de exposição da informação;
- Informação apresentada de forma clara e objectiva;
- Linguagem adequada;
- Informação reformulada quando necessária;
- Ter a certeza que a informação foi compreendida;
- Meios auxiliares de ensino;
- Audição;
- Sequência e dinâmica da comunicação;
Quanto á conclusão o professor faz um resumo das aprendizagens realizadas na aula, vê e reforça os conteúdos importantes da aula, analisa as dificuldades, relacionando as aprendizagens com os objectivos seleccionados e por último faz a extensão da matéria relacionando-a com as aprendizagens seguintes.
A organização/gestão consiste em o professor organizar as actividades na aula, gerindo formação de grupos se necessário, fazer a transição dos alunos nas situações de aprendizagens, arrumar os equipamentos e gerindo da melhor forma os momentos de interrupção entre o fim de uma actividade e o início de outra consumindo o menos tempo possível. Os princípios fundamentais da organização/gestão são a diminuição dos tempos de transição, a gestão do ritmo, dinamismo e entusiasmo nas actividades, dando instruções de organização claras e precisas e estruturar rotinas de aula.
O clima/disciplina diz-nos que o professor gere a actividade de modo a obter elevados índices de envolvimento dos alunos nas situações de ensino, tentando obter assim um clima relacional positivo e garantindo as condições favoráveis de aprendizagem.
Os princípios fundamentais da disciplina são:
Definição clara das regras da aula;
Motivar bons comportamentos com interacções positivas;
Tentar ignorar certo comportamento impróprio;
Usar métodos de castigo eficazes;
Métodos de interacção variados.
Os princípios fundamentais do clima são:
Valorizar a prestação dos alunos;
Aperfeiçoar o feedback pedagógico;
Acompanhamento com frequência e com atenção dos trabalhos dos alunos;
Aumentar e diferenciar os feedbacks, dando prioridade aos positivos.