Intervenções Pedagógicas

 

 

As intervenções pedagógicas têm a seguinte dimensão:

  • Instrução;
  • Organização/Gestão;
  • Clima;
  • Disciplina.

 

No que diz respeito á instrução, esta, está dividida em três partes que são, a informação inicial, instrução e a conclusão.

Na informação inicial o professor passa aos alunos uma clara informação dos objectivos, das situações de aprendizagem e da estrutura e organização da aula. Tem como princípios fundamentais a aula começar á hora exacta, os alunos saberem antecipadamente o local da aula, verificação rápida de presenças e transmitir a informação gastando o mínimo tempo possível.

Na instrução o professor passa as informações aos alunos das matérias de ensino, tendo em conta as referências dos objectivos de aprendizagem, fomenta a comunicação de modo a promover uma actividade cognitiva adequada e significativa nos alunos e por último o professor utiliza meios de comunicação que ajude os alunos a acompanhar, compreender e assimilar a mensagem.

Os princípios fundamentais da instrução são os seguintes:

  • Garantir a qualidade da instrução;
  • Diminuir o tempo de exposição da informação;
  • Informação apresentada de forma clara e objectiva;
  • Linguagem adequada;
  • Informação reformulada quando necessária;
  • Ter a certeza que a informação foi compreendida;
  • Meios auxiliares de ensino;
  • Audição;
  • Sequência e dinâmica da comunicação;

Quanto á conclusão o professor faz um resumo das aprendizagens realizadas na aula, vê e reforça os conteúdos importantes da aula, analisa as dificuldades, relacionando as aprendizagens com os objectivos seleccionados e por último faz a extensão da matéria relacionando-a com as aprendizagens seguintes.

 

A organização/gestão consiste em o professor organizar as actividades na aula, gerindo formação de grupos se necessário, fazer a transição dos alunos nas situações de aprendizagens, arrumar os equipamentos e gerindo da melhor forma os momentos de interrupção entre o fim de uma actividade e o início de outra consumindo o menos tempo possível. Os princípios fundamentais da organização/gestão são a diminuição dos tempos de transição, a gestão do ritmo, dinamismo e entusiasmo nas actividades, dando instruções de organização claras e precisas e estruturar rotinas de aula.

 

O clima/disciplina diz-nos que o professor gere a actividade de modo a obter elevados índices de envolvimento dos alunos nas situações de ensino, tentando obter assim um clima relacional positivo e garantindo as condições favoráveis de aprendizagem.

 

Os princípios fundamentais da disciplina são:

Definição clara das regras da aula;

Motivar bons comportamentos com interacções positivas;

Tentar ignorar certo comportamento impróprio;

Usar métodos de castigo eficazes;

Métodos de interacção variados.

 

Os princípios fundamentais do clima são:

Valorizar a prestação dos alunos;

Aperfeiçoar o feedback pedagógico;

Acompanhamento com frequência e com atenção dos trabalhos dos alunos;

Aumentar e diferenciar os feedbacks, dando prioridade aos positivos.